Scratch4All traz inovação às escolas de Albergaria-a-Velha, Águeda e Coimbra

Publicado a Fri, 10/22/2021 - 12:26

Anexos

Tópicos

Image

 

No âmbito da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, IIES, surgiu o projeto SCRATCH4ALL, numa parceria criada pela Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro e a entidade CASPAE, Centro de Apoio Social de Pais e Amigos da Escola nº10.

Com o arranque do novo Ano Letivo 2021/2022, iniciou-se mais uma edição de SCRATCH4ALL. O projeto irá dinamizar sessões junto de 49 turmas, envolvendo cerca 945 de alunos entre o Município de Albergaria-a-Velha e as escolas de Coimbra a partir de setembro de 2021.

A atividade principal deste projeto dá ao já iniciado em 2015, “Scratch On Road” no distrito de Coimbra pelo CASPAE, tendo iniciado nas turmas de 4º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Albergaria-a-Velha em outubro de 2020. Nestas turmas de 1.º Ciclo, foram desenvolvidas sessões Scratch, uma linguagem de programação especialmente concebida para os mais novos, que fomenta a aprendizagem de conceitos matemáticos e computacionais através da criação de histórias animadas, jogos e outros programas interativos. As aulas são desenvolvidas, focando-se na resolução criativa de problemas do mundo real e consequente desenvolvimento do raciocínio lógico de crianças. Para além disso, estão a ser preparados três Laboratórios de Programação e Robótica, que irão estar localizados na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha e em duas escolas de Coimbra. Estes laboratórios destinar-se-ão a alunos do 2° e 3° ciclos, porém qualquer um poderá visitar independentemente da sua idade ou ano escolar. Esta atividade, dará seguimento ao trabalho realizado no ano letivo anterior, estendendo o acompanhamento dos jovens que fizeram a transição do 1° para o 2° ciclo e o contributo efetivo e reforçado para o desenvolvimento de competências, sendo este o fator diferenciador do projeto em si.

Financiado pelo POISE, Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, o SCRATH 4 ALL integra e complementa a iniciativa Tech@School, lançada pela Inova-Ria em 2018. Sabendo a necessidade de recursos humanos existente no setor TICE é fundamental conseguir sensibilizar e atrair os jovens estudantes para estas áreas profissionais, sob pena de aumentar os impactos negativos na evolução do investimento, a produtividade e da competitividade das nossas empresas.

Rita Portugal, coordenadora do projeto em Albergaria-a-Velha, afirma que “A aliança entre as Novas Tecnologias e a Educação destaca-se como uma das melhores estratégias para o desenvolvimento de competências dos alunos nos vários níveis de ensino, tanto na adequação dos seus estilos de aprendizagem, como na criação de respostas inovadoras e no aumento da motivação para aprender e permanecer nos contextos escolar, mais do que o esperado. E o projeto Scratch 4 All, vem potenciar todas estas capacidades para os alunos que fazem parte do mesmo.”

Com este trabalho de aproximação as tecnologias à educação, e sendo este um eixo estratégico da associação Inova-Ria espera-se que este projeto possa contribuir para o aumento do número de estudantes, homens e mulheres, que ao ingressar no ensino secundário optem pelas áreas das ciências e das tecnologias e que, especificamente, no momento de escolha para ingresso no ensino superior, possam optar pelas áreas TICE.

O SCRATCH 4 ALL durante o ano letivo que terminou em junho de 2021 teve bastante sucesso, abrangendo mais de 1000 alunos. O seu alargamento a outros concelhos promove a criação, formação e dinamização de projetos de estímulo a crianças e jovens para áreas de interesse específicas, de acordo com o meio onde se inserem, desenvolvendo competências, não só na área da programação, mas também em áreas como a sustentabilidade ambiental, cidadania, prevenção rodoviária, saúde, educação financeira, entre outras.

 

News