MENU
Organismo Notificado para Dispositivos Médicos de Base Tecnológica (MDS-ON PT)
Código de Projeto
CENTRO2030-FEDER-02195100
Líder
Universidade de Aveiro
Parceiros Institucionais

Universidade de Aveiro

Universidade de Coimbra

Universidade da Beira Interior

PDTH – Portugal Digital Technology for Health Association

Inova-Ria

Valor Total do Projeto
1.365.411,07 €
Financiamento Total
85%
Duração
36 meses (1/12/2025 -30/11/2028)
CENTRO2030_BarraCofinan_Designacao_Ass_RGB_2600px
Estado
Aberto
ON_New_DB-removebg-preview
(em breve disponível)
Descrição

O projeto MDS-ON PT - Organismo Notificado para Dispositivos Médicos de Base Tecnológica pretende criar o primeiro Organismo Notificado em Portugal especializado na avaliação da conformidade de dispositivos médicos de base tecnológica, com especial enfoque em soluções que incorporam software, eletrónica, sensores, inteligência artificial e outras tecnologias digitais aplicadas à saúde.

A iniciativa responde às crescentes exigências regulamentares introduzidas pelos Regulamentos Europeus dos Dispositivos Médicos (MDR 2017/745) e dos Dispositivos Médicos para Diagnóstico In Vitro (IVDR 2017/746), contribuindo para reforçar a capacidade nacional de certificação, reduzir a dependência de organismos notificados estrangeiros e acelerar a entrada de soluções inovadoras no mercado europeu.

Desenvolvido por um consórcio que reúne a Universidade de Aveiro, Universidade de Coimbra, Universidade da Beira Interior, Inova-Ria e a Portugal Digital Technology for Health Association (PDTH), o projeto irá estruturar o sistema de gestão do futuro Organismo Notificado, capacitar equipas altamente especializadas, criar uma rede nacional de peritos e desenvolver uma infraestrutura de apoio à validação e certificação de dispositivos médicos de base tecnológica.

Para além da componente regulamentar, o projeto pretende fortalecer o ecossistema nacional de inovação em saúde, promovendo a colaboração entre universidades, empresas, entidades do sistema científico e tecnológico e organismos públicos. Desta forma, contribuirá para aumentar a competitividade das PME portuguesas, impulsionar a internacionalização do setor dos dispositivos médicos e posicionar Portugal como uma referência europeia na avaliação da conformidade de tecnologias médicas inovadoras.

Objetivos
  • Criar o primeiro Organismo Notificado português especializado em dispositivos médicos de base tecnológica.
  • Reforçar a capacidade nacional de avaliação da conformidade de dispositivos médicos ao abrigo dos Regulamentos Europeus MDR e IVDR.
  • Apoiar empresas, start-ups e entidades de I&D na certificação de dispositivos médicos inovadores.
  • Reduzir os tempos e a dependência de organismos notificados internacionais para processos de certificação.
  • Desenvolver um sistema de gestão robusto e alinhado com os requisitos regulamentares europeus.
  • Capacitar profissionais especializados nas áreas da conformidade regulamentar e avaliação técnica.
  • Promover a colaboração entre universidades, empresas, entidades de saúde e centros de investigação.
  • Reforçar a competitividade e internacionalização do ecossistema português dos dispositivos médicos.
  • Posicionar Portugal como um polo europeu de inovação, validação e certificação de dispositivos médicos de base tecnológica.


Subscrever a nossa newsletter