Inova-ria 20 Anos

A Inova-Ria surgiu de uma ambição, que pretendia o surgimento de uma rede, que ligasse pessoas, empresas, instituições, vontades e que se focasse especialmente no desenvolvimento de uma região.

Desta ambição, nasceu um Ecossistema de Inovação, que se expandiu, que se adaptou, consolidou e conquistou o seu posicionamento no mapa nacional e internacional das TICE.  
Cumprimos o nosso propósito, consolidámos o nosso Ecossistema e garantimos que nele são encontrados valores de cooperação, competitividade, criatividade e inovação.
Um Ecossistema capaz de se adaptar e responder aos desafios dos vários setores e mercados.

A Inova-Ria é uma Associação de Empresas Tecnológicas que dentro de portas tem uma forte rede que investiga, desenvolve, produz e comercializa tecnologias à medida, agregando tecnologia e empresas que operam nas áreas das smart cities, energia, microeletrónica, cibersegurança, Inteligência Artiticial, big data, Internet das Coisas, sustentabilidade e territórios tecnologicamente mais capacitados e competitivos.

Trabalhamos para tornar o ecossistema nacional e global mais seguro e mais eficiente, antecipando tendências, estimulando o contacto com as TICE nas camadas mais jovens, promovendo a transferência de conhecimento e profissionais para o mercado de trabalho, a interação com entidades e territórios, oportunidades, cooperação internacional, bem-estar, networking e capacitação e qualificação de empresas e pessoas.

A tecnologia é o pilar que une todas as partes do nosso Ecossistema e onde promovemos a cooperação contínua entre as empresas e instituições.

A Tecnologia é o epicentro da nossa atuação, onde a Soma das Partes constitui uma Rede de Inovação de excelência, onde Juntos Somos Mais Fortes e onde Juntos contribuímos para existência de um país e de um mundo melhor.

Estatísticas

Globalmente, a Inova-Ria representa um volume de negócios de cerca de 450 milhões de euros e mais de 4000 profissionais altamente qualificados integrados no mercado de trabalho.
Dentro dos cerca de 80 Associados, os principais subsetores de atividade centram-se em
Tecnologias de Informação (61%), Eletrónica (11%) e Consultoria (11%).

Associados
+ 0
(de startups, pme’s a grandes empresas)
Profissionais
+ 0
(altamente qualificados na área TICE)
Volume de Negócios
+ 0 M€

Integrações
+ 0
(de jovens qualificados na área TICE)
// Extract shortcode attributes

1950
1970
1990
2000
2010
2020

Do ponto de vista de transição de conhecimento para o mercado de trabalho, já potenciámos: 


Instituições de Ensino e Integrações

Sistemas de
Ensino e
Integrações


Distribuição Geográfica

Porto
0 %
Aveiro
0 %
Braga
0 %
Coimbra
0 %
Guarda
0 %
Castelo Branco
0 %
Viseu
0 %
Lisboa
0 %

Áreas de Atividade

Galeria de Fotos

Testemunhos Inova-ria

Rui Lopes
Presidente Inova-Ria
 
É uma honra para mim celebrar os 20 anos da Inova-Ria.

Tenho feito várias intervenções ao longo deste ano e tenho apresentado a Associação, o nosso percurso, os nossos projectos e a nossa visão.

Publicamente já tive a oportunidade de agradecer aos nossos parceiros, sobretudo pela confiança que depositaram em nós.

Agradeço às pessoas que fizeram e fazem a Inova-Ria. Pessoas que se dedicam a uma causa, que partilham uma visão e que cooperam para atingir o que isoladamente não seria possível.

Começo pela origem da nossa Associação, ou seja, começo com um grande obrigado ao Paulo Nordeste. Teve a coragem de dar início à Inova-Ria, de juntar as primeiras 11 empresas e de definir esta missão que ainda hoje nos orienta: “Criar e consolidar um cluster na área das TICE, com especial enfoque nas telecomunicações e centrado na Região de Aveiro”.

Já discutimos esta missão várias vezes, ora pelo enfoque na área das telecomunicações, ora pela sua centralização em Aveiro. 20 anos depois, aqui estamos nós, a reforçar esta opção.

A construção de redes de inovação, especializadas num determinado setor, mas com abertura a outros setores e geografias, de facto reforça a nossa identidade, reforça as nossas competências e reforça a nossa história na área da eletrónica e das telecomunicações.

Mais de 40% dos nossos Associados estão fora da Região de Aveiro. E isso é muito bom !

Obrigado, Paulo Nordeste. Pelo arranque, pelas opções feitas, pela convicção com que defendeu essas opções e, naturalmente, por estar hoje aqui connosco.

O Alcino Lavrador fez muito mais do que dar continuidade a este trabalho. É um elemento fortemente agregador da nossa Associação e um claro incentivo ao nosso crescimento e à nossa diversificação.

Ao longo deste percurso, temos superado muitos desafios e alguns bastante complexos. Nessas alturas, fez toda a diferença ter ao nosso lado a experiência do Alcino e a sua capacidade de nos mostrar e discutir diferentes caminhos.

Não queremos abusar da disponibilidade que sempre tiveste para a Inova-Ria, mas gostaríamos de poder continuar a contar com a tua experiência, mesmo que seja de forma mais esporádica, ajudando assim a construir o futuro da Inova-Ria e deste setor.

A nossa Associação deve-te um imenso obrigado!

Além do Paulo Nordeste e do Alcino Lavrador, tivemos a sorte de ter nos órgãos sociais pessoas comprometidas com o nosso sucesso.

O Valter Henriques, o Álvaro Corga, o Pedro Queirós, o João Domingues, o Vitor Batista, o Manuel Monteiro e os vice-reitores da nossa Universidade de Aveiro: o Carlos Pascoal Neto, o Paulo Vila Real, o Anselmo Castro e o João Veloso.

Todos desempenharam ou desempenham funções na Assembleia Geral.

Também o Conselho Fiscal tem assumido um papel cada vez mais relevante na nossa Associação. Através dos seus presidentes, agradeço os contributos de todos os seus membros: o António Sá Pinto, o Adérito Cartaxo, o Paulo Monteiro, o Augusto Medina, o Eurico Neves e a única mulher que ocupa este cargo: a Aurora Batista.

A todos vós, um muito obrigado, pela vossa disponibilidade e pela atitude crítica, fundamentais para o bom funcionamento da Inova-Ria.

A outra palavra de agradecimento dirige-se aos que ousaram desenhar uma estratégia, sujeitar-se ao escrutínio e assumir a Direção da Inova-Ria.

Ao Fernando Santos, ao Hugo Coelho, ao Hélder Lopes, à Clara Moreira (a única mulher que até hoje esteve na direção) e aos incansáveis Pedros: o Pedro Almeida e o Pedro Roseiro.

E, claro, ao João Pedro Filipe. Foi o primeiro presidente da Direção e é alguém que está sempre disponível para participar na vida da Inova-Ria. Assumiu as 2 primeiras presidências e esteve 7 vezes no nosso conselho fiscal. Participa ativamente nas nossas Assembleias Gerais, onde todos já aguardamos as suas questões, que nos têm obrigado a refletir e, não raras vezes, a mudar o nosso percurso.

Obrigado, João Pedro Filipe. Pelo teu exemplo, aproveito para fazer um apelo (ou um alerta) a todos os nossos Associados.

O vosso futuro e o futuro da nossa Associação dependem da forma como cooperam. Nos maiores desafios que nós temos identificado, não existe um único que possa ser resolvido por uma única entidade, quer seja pública ou privada.

Sejamos claros: Temos todos de cooperar e cooperar cada vez mais. A maioria dos projetos que hoje temos na IR são iniciativa de Associados, que viram na cooperação uma forma de atingir objetivos individuais. Isso é positivo e é para isso que estamos aqui. Desafiem-nos!

Carlos Alves e Nuno Gomes, tem sido um privilégio desenhar com ambos o futuro da nossa Associação e não poderia ambicionar ter melhores parceiros: focados em objetivos, mas sempre disponíveis para seguir qualquer percurso.

Não sei se os dois concordam comigo, mas parece-me que este é um bom momento para que novos Associados se destaquem e assumam o caminho para os próximos anos.

Temos hoje uma equipa ágil e forte, com valores, responsabilidades e processos bem definidos. Uma equipa perfeitamente apta para se alinhar com qualquer nova direção que queira assumir essa responsabilidade e capaz de materializar as suas estratégias.

Muito obrigado a esta equipa. Ao Paulo Marques, ao Pedro Roseiro, à Carisa Martins, à Regina Sachetti, à Rita Portugal, à Joana Silva, à Ana Ribeiro, à Ana Milheiro e à Ana Negrais. Reparem agora na predominância de mulheres na nossa equipa, em particular de “Anas”.

Hoje quero destacar a Regina. Está connosco há 20 anos. Foi com a Regina que conseguimos colocar nas nossas empresas mais de 1.200 novos colaboradores.

Entrevistados por ti, um a um. Para eles, és a face visível da nossa Associação. Obrigado pela tua dedicação à Inova-Ria e pelo toque pessoal (e humano) que colocas na tua atividade profissional. Ingredientes fundamentais para construir uma equipa.

Nesta sala estão pessoas que contribuíram para esta construção e aqui deixaram a sua marca. O nosso Manuel Veríssimo e os nossos diretores executivos, o Artur Calado, o António Teixeira e o Marlos Silva.

O Artur Calado, foi o nosso primeiro diretor executivo e um verdadeiro tutor. Sabíamos alguma coisa de empresas, mas absolutamente nada de associações. Criou os alicerces da Inova-Ria e ajudou-nos a dar os primeiros passos.

Com o António Teixeira iniciámos de facto a expansão da Inova-Ria, aumentando e diversificando a nossa rede e comunicando para um novo público. Foi nessa altura que lançámos iniciativas âncora que ainda hoje nos distinguem.

O Marlos Silva trouxe consigo a rede de contactos e colocou-a ao serviço dos Associados, construindo novos consórcios e estruturando a nossa gestão de projetos.

Obrigado pelo vosso contributo e sobretudo pela capacidade de construir sobre o existente, respeitando e acrescentando sempre algo novo.

Caro Paulo Marques, o caminho que temos pela frente é muito exigente, mas desta forma – criando sobre o que já construímos – estou certo de que levas esta equipa ainda mais longe. Conta conosco, que nós contamos contigo!

Tem sido um privilégio fazer este percurso com todos vocês. Parte do meu tempo foi e é dedicado à Inova-Ria. Como o tempo é um recurso escasso, fazemos opções e sabemos que por vezes sacrificamos a vida familiar.

Quero por isso agradecer aos meus dois filhos, ao Diogo e ao João, que cresceram com a IR. Obrigado pela vossa compreensão. Obrigado pelo vosso incentivo! A mensagem que através de vocês eu quero transmitir, para terminar, é que a nossa missão só faz sentido se trabalharmos hoje para a vossa geração.

As tecnologias digitais poderão contribuir para o nosso bem-estar económico e para isso estamos a trabalhar, mas se formos inteligentes, poderão igualmente contribuir para o nosso bem-estar social, ambiental e cultural. Mas temos de fazer por isso e nunca ficar à espera que aconteça.

É por isso que colocamos as pessoas e os territórios no centro do nosso discurso. É por isso que falamos de cocriação de soluções e é por isso que trazemos outros temas, que por vezes parecem ser “estranhos” à nossa missão.

Porque conhecemos o poder das tecnologias digitais, mas também os seus potenciais impactos negativos. Conhecemos muito bem quem desenvolve estas tecnologias e as coloca no mercado, mas também vemos os que estão a ficar para trás e não, não são os mais velhos. São setores da nossa economia, são comunidades e são territórios.

É por isso que temos de agir, trazer para a nossa rede novas competências, não abdicar dos nossos valores e objetivos fundamentais e fazer sempre parte da solução … e aí sim, estamos a consolidar o nosso Cluster.

Obrigado pelo vosso apoio, parabéns à organização deste evento e reforço o meu agradecimento pela vossa presença.

Caros Parceiros,

Há 20 anos que participo ativamente na vida da Inova-Ria. Faço-o como membro da Direção, impelido por um misto de dever e convicção, mas sobretudo participo enquanto Associado, de forma contínua e comprometido com a nossa história associativa. Neste percurso já fui confrontado com diferentes avaliações da Inova-Ria, mas guardo comigo aquela que considero ser a que melhor nos define: “a Inova-Ria é um parceiro de confiança”.

De facto, foi esta confiança que uniu os 11 associados fundadores e considero que a Inova-Ria deve continuar a fazer tudo o que está ao seu alcance para honrar este compromisso, mesmo que, em determinados momentos, tenha que abdicar de outros valores. Este será o caminho para cumprir a nossa missão: criar e consolidar um cluster na área das TICE, com especial enfoque nas telecomunicações e centrado na Região de Aveiro. Enquanto formos um “porto seguro”, onde os nossos parceiros saibam que podem construir soluções de eficiência coletiva e onde se privilegie a inovação pela cooperação, a Inova-Ria será, como tem sido até agora, um ator fundamental na construção do nosso futuro.

Hoje temos mais de 80 Associados, de diferentes setores, geografias e dimensões. A nossa Rede de Inovação está dispersa pelo mundo, incluindo entidades do sistema científico, tecnológico, empresarial e associativo. Dinamizamos consórcios nacionais e internacionais, desenhamos e propomos iniciativas estruturantes para o nosso setor e promovemos projetos de empreendedorismo de base tecnológica. A abertura a outras entidades e geografias tem permitido reforçar a nossa identidade, as nossas competências, a nossa história e a nossa missão. As ideias que desenhamos só são materializadas porque construímos e dinamizamos redes, mas este é um caminho difícil, que só poderá ser percorrido com parceiros de confiança.Obrigado pelo vosso apoio e por estarem ao nosso lado neste percurso!
Paulo Nordeste
Fundador Inova-Ria 2003
 
Tive o privilégio de, enquanto Presidente da PT Inovação,incentivar a criação da Inova-Ria em 2003 com dois grandes objetivos:

O primeiro, de caráter puramente instrumental, permitiu aumentar significativamente a capacidade de resposta da PT Inovação, ao fomentar o lançamento de um conjunto de empresas na área das TICE. Sem participar no capital ou na gestão destas empresas, a PT Inovação suportou a maioria do financiamento inicial, assegurou a formação e as infraestruturas, garantiu contratos de forma sustentada ao longo de vários anos. Considero que foi um investimento com um retorno elevado. As empresas da Inova-Ria deram um contributo decisivo para o sucesso da PT Inovação.

O segundo objetivo, de caráter estratégico, visou reforçar a intervenção e a ambição de liderança da Região de Aveiro na inovação em telecomunicações em Portugal.

Para além da criação, destaco dois momentos importantes na vida da Inova-Ria, relacionados com este segundo objetivo:

A aprovação da Rede TELESAL e o lançamento do Pólo de Competitividade TICE.PT. A Inova-Ria teve um papel crucial na concepção, implementação e gestão destes dois programas estruturantes.

Desde sempre defendi que as variáveis mais adequadas para medir a evolução da Inova-Ria deveriam ser a criação de emprego qualificado e o volume de negócios das empresas associadas.

Pelos valores atuais, tudo indica que a Inova-Ria tem evoluído favoravelmente e que os objetivos iniciais foram atingidos.

A Inova- Ria é essencialmente uma Associação Empresarial. Só terá futuro se as empresas associadas reconhecerem que o seu contributo acrescenta valor para os seus negócios.
João Coelho
1º Presidente da Direção
 
No início deste milénio, Aveiro já era reconhecida como uma cidade de cariz tecnológico, muito suportada em 3 instituições que posicionavam a cidade como uma das mais inovadoras em Portugal.

A Universidade de Aveiro, com o seu curso de Engenharia Eletrónica e Telecomunicações de mérito indiscutível, o Instituto de Telecomunicações, com reconhecimento no lançamento de algumas importantes invenções e com experiência reconhecida em projetos europeus, e a Portugal Telecom Inovação, a base de criação da grande maioria das inovações utilizadas pela então Portugal Telecom.

Em 2003, o Diretor Executivo em funções da PT Inovação, o Eng. Paulo Nordeste, desafiou empresários da região com relações comerciais à empresa, a criar uma Associação que afirmasse em todo o território nacional o posicionamento de Aveiro como uma cidade inovadora e propícia à geração de novas ideias de negócio e ao mesmo tempo fortalecendo as PME, que eram, na sua maioria, pequenas estruturas com gestão pouco profissionalizada.

Aceitei o desafio de liderar, em conjunto com os meus colegas de Direção, Carlos Alves e Rui Lopes, os primeiros três anos e meio de vida da Associação. Foram anos de desafios e dificuldades constantes, só possíveis de ultrapassar com muita dedicação e apoio do patrocinador da ideia inicial. Durante este período, foram criadas bases sólidas para a construção de um ecossistema dinâmico onde assistimos a aproximações de empresários com interesses comuns, através da realização de parcerias, negócios conjuntos e a criação de novas empresas. Após ter deixado a Direção, em 2007, mantive-me ligado a outros órgãos sociais da Associação por considerar, ainda hoje, que foi uma aposta ganha.

Nestes 20 anos de atividade, a Inova-Ria tem conseguido crescer em número de serviços, notoriedade e apoio aos empresários seus associados, tendo, entretanto, expandido a sua atuação para todo o território nacional.

A dinamização de um ambiente generalizado de inovação e qualidade, o apoio à realização de bolsas de investigação, o desígnio de garantir qualidade nos seus associados, a criação de condições para aceder a projetos estruturantes a nível nacional, o suporte ao financiamento de projetos inovadores e tantos outros serviços que a Inova-Ria tem proporcionado aos seus associados, é algo que deixa orgulhosos todos os que contribuíram para o seu crescimento.
alcino lavrador
Associado Fundador-Altice Labs
 
A Inova-ria assume-se como uma Associação de empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro. Sendo uma rede em que os “nós” são os associados, será tanto mais forte e resiliente quantos mais “nós” existirem por unidade de área. Isto significa que a Inova-Ria necessita de, constantemente atrair para a sua “malha”, novos associados com a dinâmica capaz de reforçarem as ligações com os outros “nós” e entre estes e o exterior. Unidos num mesmo propósito, criarão espaços de oportunidade para que outros possam tirar partido, através de contratos/ligações formais, ou, partilha de conhecimentos informais, que lhes permitirão crescer, e ao crescerem, fortalecer a Rede.

Vale a pena lembrar como a Inova-Ria surgiu. Nasceu da visão do Engº Paulo Nordeste que transformou uma dificuldade numa oportunidade, que hoje não merece discussão. Em 2000, a Portugal Telecom (PT) continuava a sua expansão internacional e levava consigo a tecnologia desenvolvida pela PT Inovação (hoje Altice Labs), destacando-se a plataforma NGIN para o serviço móvel pré-pago, como instrumento agregador das várias operações internacionais. Isto requeria da PT Inovação maior capacidade de desenvolvimento e entrega, uma vez que os projetos decorriam em paralelo, para além de que as integrações com os sistemas locais eram sempre diferentes.

Ao mesmo tempo, sair da zona de conforto de trabalhar apenas internamente para a PT e passar a ter clientes externos, requeria uma atitude diferente de cliente-fornecedor e uma orientação a produto. Noutras palavras, requeria crescimento e profissionalização. Tendo em conta que não se pretendia um crescimento orgânico demasiado rápido da PT Inovação, a solução encontrada foi procurar empresas parceiras que pudessem colmatar as necessidades de mão-de-obra especializada naqueles projetos.

Essas empresas começariam a trabalhar unicamente com a PT Inovação, servindo-lhes os recursos qualificados que esta precisava, e acolhendo os estagiários que, formados pela PT Inovação ao longo de um ou mais anos, não conseguiam entrar nas poucas vagas existentes.
Paulo Jorge ferreira
Reitor Universidade de Aveiro
 
As Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica (TICE) desempenham um papel crucial no mundo contemporâneo. Estão a influenciar significativamente a forma como vivemos e trabalhamos, e assumem cada vez mais relevância na criação de sistemas de inovação e empreendedorismo.

A Região de Aveiro tem vindo a consolidar-se como uma referência nesta área. Aqui está instalado um importante pólo do Instituto de Telecomunicações, mas desde os anos 50 que a Região tem tido um papel central na área das telecomunicações. Aveiro foi sede do extinto Grupo de Estudos de Comutação Automática-GECA, um antecessor do Centro de Estudos de Telecomunicações (CET), da PT Inovação (atual Altice). Os primeiros cursos da Universidade de Aveiro, em Eletrónica e em Telecomunicações, nasceram no CET.

A tradição e o dinamismo crescente da Região de Aveiro na área impuseram a criação de uma rede de empresas e instituições para gerar e aproveitar sinergias no sector. A INOVA-RIA-Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro foi criada em 2003 para assumir esse papel.

Com 11 empresas associadas, um universo de 1300 colaboradores (75% licenciados) e uma estreita ligação com a Universidade de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro, a INOVA-RIA nasceu para consolidar um cluster empresarial na área das telecomunicações centrado na Região, criar massa crítica, fomentar a ligação entre a investigação e desenvolvimento e o setor empresarial, contribuir para a criação de emprego qualificado sustentável e fazer crescer a competitividade das TICE na Região e em Portugal.

Ao longo dos seus 20 anos, a INOVA-RIA assumiu-se como uma importante rede de inovação na região, capaz de articular pessoas e instituições do setor empresarial e do sistema científico, e protagonizar projetos e iniciativas que afirmam Aveiro como um pólo tecnológico cada vez mais importante e que envolve e mobiliza agentes relevantes a nível nacional em toda a cadeia de valor das TICE.

Hoje, a INOVA-RIA agrega mais de 80 empresas, dentro e fora da Região de Aveiro, conta com mais de 4000 colaboradores e representa um volume de negócios na ordem dos 450 milhões de euros. Nas suas duas décadas de vida integrou mais de 1200 jovens altamente qualificados nas TICE.

A Universidade de Aveiro participou ativamente na criação da Associação, mantendo sempre uma relação de grande proximidade no desenvolvimento de projetos. A INOVA-RIA e a Universidade de Aveiro foram parceiras na criação do primeiro organismo notificado para dispositivos médicos em Portugal e na criação de uma comunidade de energia renovável, que no âmbito do Fundo Ambiental irá permitir a redução da nossa dependência energética em cerca de 10%. A Universidade e a INOVA-RIA colaboram ainda no projeto “Aveiro Education and Social Alliance”, financiado no âmbito dos Programas Impulso do PRR.

A Associação criou condições favoráveis para a participação da Universidade de Aveiro nas Agendas Mobilizadoras Blockchain e Microeletrónica e tem mediado diversas parcerias com entidades empresariais nacionais e internacionais para responder às necessidades da região. A INOVA-RIA é ainda uma importante parceira na criação de oportunidades de estágio e no desenvolvimento de projetos curriculares de estudantes da Universidade entre os seus associados.

Esta capacidade de criar o ambiente adequado para a partilha de conhecimento, para a concretização de projetos de partilha de recursos e de criação de soluções tecnológicas inovadoras, para a promoção da formação e qualificação de recursos humanos e para a sua atração e retenção fazem da INOVA-RIA um importante elemento no sistema de inovação da Região de Aveiro e do País.

Parabéns à INOVA-RIA pelo papel dinâmico que tem desempenhado na criação de emprego de elevado valor acrescentado, na promoção do empreendedorismo na região, na atração de investimento estrangeiro para o setor e no desenvolvimento económico e tecnológico regional. É com certeza um exemplo inspirador de como um cluster pode fomentar uma cultura de cooperação, transferência e inovação, enquanto elemento estratégico diferenciador na transformação de uma região.
João brandão
Vogal da Direção Diretiva do Programa Regional do
Centro 2021-2027 (Centro 2023)
 
A transição digital é hoje uma aposta central nas políticas europeias e nacionais, com vista a acelerar o desenvolvimento económico e assegurar a competitividade global e a autonomia estratégica da União Europeia.

A criação da Inova-Ria há 20 anos, demonstra a visão dos seus fundadores, ao colocarem a centralidade dos seus objetivos no tema das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, enquanto driver da transformação e competitividade das empresas, mas também enquanto motor de desenvolvimento da Região de Aveiro, valorizando as competências e capacidades que este território possui, nomeadamente ao nível da qualificação de recursos humanos e da interação entre centros de saber­ polarizados pela Universidade de Aveiro e empresas.

De uma lógica de cluster, o digital assumiu também uma dimensão transversal à economia e à sociedade em geral. No caso da Região Centro essa realidade é visível, por exemplo, na estratégia regional de especialização inteligente (R1S3), enquanto domínio diferenciador (tecnologias digitais) e enquanto desafio global (transição digital). Ou nos instrumentos de financiamento europeus (em especial o Portugal 2030 e o Plano de Recuperação e Resiliência), com medidas e linhas de apoio específicas para o cluster mas também a presença do digital nas mais diversas áreas de intervenção.

De facto, o digital é um fator de inovação económica e social poderoso que requer o melhor das nossas sociedades mas também das nossas organizações, sejam empresas, sejam entidades públicas.

E a Inova-Ria encontra-se numa posição privilegiada para ser um parceiro ativo neste processo de inovação e de transformação da economia e da sociedade.
João Sousa Aroso
Founder e CEO da Leadzai
 
A Inova-Ria tem·vindo não só a acompanhar o crescimento da Leadzai desde a sua criação, como tem sido também um apoio constante. Como CEO, considero que a Associação desenvolve um papel fundamental no Ecossistema Tecnológico português através da sua equipa sempre disponível, do seu conhecimento em múltiplas áreas e do suporte que presta, em particular na criação de novos projetos.
Victor Batista
CEO & Co-fouder da Present Technologies

A Present Technologies tornou-se associada da Inova-Ria, logo após o seu nascimento, com o objetivo de fortalecer a rede de parceiros e a colaboração com os mesmos. Só desta forma, em rede, conseguimos ter uma ambição mais alargada, que nos permite, por exemplo, concorrer a projectos de maior dimensão e ter uma maior visibilidade a nível nacional.

É ainda de realçar o importante papel desempenhado pela Inova-Ria no ecossistema tecnológico nacional, fruto dos diferentes projectos nacionais/europeus em que participa, e também dos eventos em que participa ou organiza. Tem sido sem dúvida um elemento fundamental no posicionamento da região centro como um forte pólo tecnológico. Após praticamente 20 anos como associados, só temos a agradecer o excelente trabalho realizado por todas as direcções da Inova-Ria!
Teresa Martins
CEO e Co-Founder Neadvance

Na Neadvance é dado um grande enfoque à investigação e desenvolvimento de soluções inovadoras na Área de Visão por Computador e Inteligência Artificial. Ao pertencer à Inova-Ria, a Neadvance tem, deste modo, a vantagem de fazer parte de um cluster de Empresas e Instituições que, através da criação de sinergias, promove esse mesmo desenvolvimento tecnológico.

A inovação associada à transformação digital traduz-se, deste modo, na imagem da Neadvance como empresa certificada e de referência a nível Mundial, assim como no seu crescimento económico.

Junte-se a mais de 80 Associados

Juntos somos mais fortes!


Subscrever a nossa newsletter