Voltar para Notícias
Inova-Ria e Universidade de Aveiro (UA) juntas no desenvolvimento de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região

Um memorando de entendimento entre a Inova-Ria e a Universidade de Aveiro, para a concertação de esforços com vista ao desenvolvimento de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região de Aveiro, foi esta sexta-feira, 23 de outubro, oficializado na Reitoria. Presentes na assinatura do documento estiveram em representação da Inova-Ria, Pedro Almeida, Presidente da Direção e Carlos Alves, Vogal da Direção e o Vice-reitor da Universidade de Aveiro, Anselmo Castro.

É objetivo das partes promover a criação de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região de Aveiro envolvendo um conjunto de parceiros que possam simultaneamente contribuir e beneficiar da referida Comunidade, implementar soluções de Produção e Gestão de Energia Elétrica, a partir de fontes de energia renováveis, que sirvam os propósitos de promover a descarbonização da economia, reduzir a pegada ecológica, reduzir a fatura energética e promover a partilha de recursos entre os membros da Comunidade, bem como realizar modelos de negócio sustentáveis que tragam novas oportunidades económicas para os membros da Comunidade.

No âmbito deste Memorando, Inova-Ria e a UA comprometem-se igualmente a dinamizar atividades que têm como objetivo fortalecer a referida Comunidade(s) de Energia Renovável.

A colaboração descrita no Memorando será prosseguida através de ações, iniciativas ou projetos específicos que serão definidos, casuisticamente, pelas partes, através da celebração, por escrito, de acordos específicos.

Partilhar

Últimas Notícias | Associações

A Inova-Ria associa-se à divulgação do webinar Big Data Platform NODC-PT, promovido no âmb...

12/01/2026

No âmbito da parceria entre a Inova-Ria e o Município de Albergaria-a-Velha, foram dinamiz...

07/01/2026

A Inova-Ria participou ontem na 22.ª edição do Café de Ciência, dedicada ao tema “Semicond...

04/12/2025

A Inova-Ria vai realizar, no âmbito da Agenda Microeletrónica, no próximo dia 9 de dezembr...

18/11/2025

Últimas Notícias | Setor

A indústria dos semicondutores tem um impacto económico e tecnológico muito superior ao qu...

20/01/2026

A Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSMC), maior fabricante mundial de semicondu...

19/01/2026

O COMPETE 2030 prevê lançar, nos próximos meses, um conjunto de concursos no âmbito dos av...

16/01/2026

No próximo dia 27 de janeiro de 2026, realiza-se o webinar “India’s Emerging Semiconductor...

14/01/2026


Subscrever a nossa newsletter