Foi apresentada na segunda-feira, dia 18 de dezembro, a primeira Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) que, sob o lema transformar dados em ação, pretende facilitar a vida das pessoas e das empresas através de uma mudança na abordagem aos dados, para uma gestão eficiente e sustentável do território, tendo por base a inovação e a transparência”, pode ler-se no comunicado da presidência do Conselho de Ministros.
Atuando nos domínios da governança, sociedade, mobilidade, ambiente, qualidade de vida e economia, as várias ações que compõem a ENTI concentram-se, em parte, na gestão inteligente de recursos essenciais, como a água, a mobilidade, ou a energia, entre outros, assegurando a sua alocação eficiente, otimizando o funcionamento das cidades, zonas rurais, florestais, áreas de proteção e comunidades em geral.
A iniciativa pretende facilitar a vida das pessoas e das empresas através de uma mudança na abordagem aos dados. Centra-se na gestão inteligente de recursos essenciais, como a água, a mobilidade ou a energia.
Consulte aqui a notícia completa.
Partilhar