O projeto “AINanoTEC - Artificial Intelligence & Nanotechnology based Startups Entrepreneurial Programme”, promovido pela Fraunhofer, INL e INOVA-RIA, visa dinamizar um programa de empreendedorismo inovador, destinado a jovens/empreendedores-investigadores em áreas ligadas à nanotecnologia, inteligência artificial e ICT. Será dinamizado um conjunto de ações de mapeamento e captação de ideias, tecnologias e startups de base tecnológica e serão constituídas equipas empreendedoras multidisciplinares para o desenvolvimento de bootcamps - que incluem momentos de co-working, sessões temáticas, pitching, mentoria e competição entre as equipas - programas de aceleração e programas de scale-up. A ambição do projeto é acolher um número alargado de iniciativas empresariais que possam resultar na criação de novas empresas de base tecnológica inseridas na cadeia de valor internacional.
Entre os principais objetivos operacionais do projeto, identificam-se:
• Criar e estabelecer um mecanismo integrado de captação e seleção de ideias, tecnologias e
startups que resultem de atividades intensivas em conhecimento;
• Angariar uma rede de stakeholders internacional, constituída por entidades estratégicas e ligadas
ao ecossistema de empreendedorismo e inovação;
• Criar uma rede de mentores especializada e multidisciplinar, a envolver nas fases de bootcamp,
aceleração e scale-up;
• Angariar uma rede de investidores (VC, BAS) nacionais e internacionais, disponibilizando o acesso
a oportunidades de financiamento do scale-up de tecnologias/produtos;
• Criar equipas multidisciplinares, envolvendo empreendedores e investigadores nas áreas de IA,
ICT e Nanotecnolgias, para o desenvolvimento de projetos (ideias/tecnologias) num ambiente de
imersão, co-criação, co-petição e partilha de experiências;
• Implementar programas de apoio personalizado, de acordo com o nível de maturidade das
tecnologias e produtos.
O projeto AINanoTEC estrutura-se num plano de ação que compreende 5 atividades nucleares: Atividade
1 - Scanning of ideas&startups and Networking; Atividade 2 - Bootcamp - Empower e Match Making;
Atividade 3 - Acceleration - Getting Ready (to Market); Atividade 4 - Scale up - Establishing well in the
market; e Atividade 5 - Coordenação de rede nacional e internacional de mentores e investidores; 1
atividade de comunicação, disseminação e difusão do projeto (Atividade 6), 1 atividade de gestão e
acompanhamento do projeto (Atividade 7) e decorrerá ao longo de 36 meses.