A Inova-Ria e a Fraunhofer Portugal organizaram uma Missão de Prospeção ao País Basco enquadrada no âmbito do projeto PT HUB ICT, financiado pelo Portugal 2020, através do Compete 2020 e pela União Europeia.
A Missão foi alinhada em jornadas temáticas com vista quer à promoção do setor TICE nacional, quer ao conhecimento do ecossistema tecnológico do País Basco e das várias entidades que o integram. Procurou-se identificar boas práticas e possíveis oportunidades de colaboração entre Portugal e o País Basco, quer ao nível das empresas, entidades de I&D ou de Educação, mas também das Autoridades Públicas.
No primeiro dia, dedicado à Microeletrónica e às Indústrias Criativas, foram contactadas as seguintes entidades e empresas Cluster GAIA, SoC-e System-on-Chip engineering, S.L., BDCC Basque District of Culture and Creativity e o EIBasque Lab de Bilbao tendo algumas empresas apresentado as suas soluções como é o caso da beXReal, Oroi Wellbeing, Trama Learning e SIEMSA.
O segundo dia foi dedicado à Indústria 4.0 e Smart Cities. Foram-nos apresentados os projetos da nova zona de Zorrotzaure pelo Município de Bilbao, Bilbao Ekintza, a empresa IDOM e os seus projetos na área do território, da indústria e do digital e, ainda, ficámos a conhecer o Basque Digital Innovation Hub, uma iniciativa da Spri-Emprendimiento. Houve ainda um evento de networking no BAT B Accelerator Tower.
No dia dedicado à Cibersegurança e Inteligência Artificial foram visitar em Zorrotzaure on Unibertsitatea e ficámos a conhecer o projeto financiado no quadro das UIA (Urban Innovative Actions) de AS Fabrik . Rumámos ao ue Tecnológico de Derio e encontrámo-nos com a Asociación BAIDATA, uma associação ibérica que se dedica à promoção da soberania dos dados e à economia a eles ligada, em articulação com a International Data Spaces Association (IDSA). Conhecemos também a Innovalia Association. Visitámos, também, a TECNALIA Research & Innovation
Agradecemos ao Cluster GAIA todo o apoio prestado no planeamento e durante a nossa missão e, em particular, à Cristina Murillo ao Jokin Garatea e ao Joh Mitxelena Arrieta pela presença constante durante esta semana e também ao CCG – Centro de Computação Gráfica que nos acompanhou nesta missão.
Partilhar