Na Inova-Ria procuramos fazer um acompanhamento próximo dos nossos Associados, com o objetivo de cultivarmos uma relação próxima e de acompanharmos a sua evolução, novos desenvolvimentos e necessidades.
Na semana passada, visitámos a PICAdvanced, uma empresa focada no setor das telecomunicações e especializada em ótica discreta e integrada. Dedica-se ao desenvolvimento de soluções optoeletrónicas para o mercado das telecomunicações, apresentando uma vasta gama de produtos para tecnologias presentes e futuras de redes óticas passivas. Os produtos que a empresa apresenta permitem uma melhor utilização da largura de banda, acelerando a velocidade na infraestrutura de fibra ótica já existente para residências e instalações, facilitando a implementação do 5G.
Este Associado, que dentro de portas, desenvolve design, modelação, encapsulamento de chips óticos e testes técnicos, está a ter uma excelente evolução no mercado, sendo a única empresa do país focada atualmente no desenvolvimento do setor da fotónica.
Através da sua full stack innovation, fornece soluções inovadoras para o mercado PON, inovando nas áreas da ótica, eletrónica e na sua combinação.
Recentemente captaram cerca de 2,35 milhões de euros em grant, num programa do European Innovation Council, para concluir o desenvolvimento e trazer para o mercado uma nova geração de componentes optoelectrónicos para redes de fibra até casa, com uma largura de banda e qualidade de serviço que ainda não é possível com a tecnologia atual e com menos consumo energético e de matérias-primas, tendo conseguido adicionalmente assegurar 15 milhões de euros para colocar o produto em industrialização a larga escala.
É também uma das entidades que integra a Agenda Microeletrónica, atuando nas suas diferentes componentes. Neste âmbito, a PICadvanced tem como principal objetivo o desenvolvimento de circuitos óticos integrados (chips) encapsulados para comunicações óticas. Para que o seu outcome tenha sucesso, são endereçadas as áreas: do desenho, simulação e teste de circuitos óticos integrados (PICs); conceção e teste de eletrónica específica para PICs; encapsulamento em plataformas dedicadas para PICs.
Consulte aqui mais informações sobre o nosso Associado.
Partilhar