Inova-Ria e Fraunhofer apoiam a internacionalização das empresas

Publicado a Sex, 2021-12-17 16:39

Anexos

Tópicos

Imagem

Inova-Ria e Fraunhofer apoiam a internacionalização das empresas

É tempo de melhorar o posicionamento internacional das empresas Portuguesas que atuam no setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, TICE. Quem o diz são a Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, e a Associação Fraunhofer Portugal Research, que arrancaram com o projeto Portuguese Hub ICT  em maio de 2021.

No âmbito do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização, o Sistema de Apoio às Ações Coletivas, SIAC, aprovou o projeto da Inova-Ria e Fraunhofer com vista a reforçar a competitividade das Pequenas e Médias Empresas, PME. 

O objetivo é reforçar a cooperação empresarial no sentido de preparar e oferecer visibilidade nos mercados internacionais da Alemanha, Irlanda, Holanda e Finlândia.  Na Europa, estes países registam um interesse elevado na importação de produtos e serviços nos domínios da Engenharia Eletrónica e Automação, das Ciências Informáticas e Computacionais, e da Mecânica e Metalurgia. São países que, de acordo com o Global Competitiveness Report de 2017-2018, representam mercados avançados para a sociedade de informação.

Paulo Marques, Gestor Executivo da Inova-Ria, refere que “num momento em que as TICE registam um crescimento substancial nos mercados periféricos e em que o ambiente tecnológico se revela cada vez mais competitivo, urge construir uma estratégia conjunta e assumir a exportação dos produtos tecnológicos de vanguarda que as empresas Portuguesas já produzem neste momento.”

O Portuguese Hub ICT promove quatro atividades principais: 1) a recolha e análise de informação que sustente as intervenções necessárias no terreno; 2) a mobilização das PME para que cooperem através de parcerias com agentes facilitadores nos vários mercados; 3) o desenvolvimento de ferramentas de apoio à promoção externa, bem como de serviços de consultoria especializados; e 4) a promoção através de ações de estratégia e prospeção em feiras internacionais. O projeto pretende capacitar as empresas, independentemente da sua maturidade nos mercados externos, de conhecimento, missão estratégica e modelos de negócio, para que as mesmas integrem redes de fornecedores globais, inovadores e internacionalmente competitivos.

Estas atividades, por sua vez, irão potenciar: 1) a internacionalização do setor das TICE, dando visibilidade à produção e tecnologia nacionais; 2) a absorção das tendências e métodos de produção externos; e 3) a internacionalização das redes de cooperação através da identificação de parceiros, designadamente dos centros de investigação Fraunhofer Gesellschaft na Alemanha, Trinity College na Irlanda, TNO (Netherlands Organisation for Applied Scientific Research) na Holanda e VTT (Centro de Investigação e Tecnologia) na Finlândia.

O Portuguese Hub ICT quer-se autossuficiente. A presença em feiras internacionais promove a oferta portuguesa TICE, conferindo-lhe visibilidade internacional, mas também permite recolher informação que suportará a avaliação sustentada das estruturas de oferta e procura no mercado global para áreas emergentes como as Cidades Inteligentes, a Robótica, a Indústria 4.0, a Inteligência Artificial, as Redes 5G, a Interação Homem-Máquina, entre outras.

A conjuntura económica portuguesa revela uma desaceleração das exportações. É um momento determinante para as PME nacionais: as atividades internacionais ajudam as empresas a competir, a crescer e a sobreviver a longo prazo, com impacto imediato no desempenho económico nacional.

O Portuguese Hub ICT está também articulado com a Hannover Messe 2022, considerada a principal feira do mundo para a tecnologia industrial, que se realiza de 25 a 29 de abril de 2022, na cidade de Hannover, na Alemanha, do qual Portugal será o País-Parceiro.

Trata-se de um projeto único, sob a tutela do Ministério da Economia, onde o governo português vai investir cerca de quatro milhões de euros para destacar a indústria portuguesa. É o maior investimento de sempre neste tipo de iniciativas por parte de Portugal.

Portugal irá apresentar-se em Hannover com uma forte presença expositiva, com um pavilhão central e três pavilhões temáticos, além de uma vasta programação de conferências, colóquios e iniciativas culturais. Sob o mote “Portugal Makes Sense”, a presença portuguesa será focada nas áreas Engineered Parts & SolutionsDigital Ecosystems.

 

 

Notícias

  • Imagem
    17 Dez 2021

    Inova-Ria e Fraunhofer apoiam a internacionalização das empresas

    Inova-Ria e Fraunhofer apoiam a internacionalização das empresas

    É tempo de melhorar o posicionamento internacional das empresas Portuguesas que atuam no setor das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, TICE. Quem o diz são a Inova(...)

  • Imagem
    17 Dez 2021

    Inova-Ria Lança Fundo de Investimento em Inovação

    A Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro, lança no último trimestre de 2021 um Fundo de 10 milhões de euros, cuja tese de investimento promove o financiamento de entidades com atividades reconhecidas e comprovadas em(...)

  • Imagem
    22 Out 2021

    Scratch4All traz inovação às escolas de Albergaria-a-Velha, Águeda e Coimbra

     

    No âmbito da Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social, IIES, surgiu o projeto SCRATCH4ALL, numa parceria criada pela Inova-Ria, Associação de Empresas para uma Rede de Inovação em Aveiro e a entidade CASPAE, Centro de Apoio Social de(...)

  • Imagem
    22 Out 2021

    Programas Piloto de Formação no âmbito do projeto Aveiro STEAM City

    Observatório do Emprego de Aveiro foi criado no âmbito do projeto Aveiro STEAM City e é cofinanciado pelo programa Urban Innovative Actions (UIA), da União Europeia, cujo objetivo é identificar soluções inovadoras que respondam aos desafios(...)

  • Imagem
    19 Out 2021

    Oportunidades

    Conheça a oportunidades em aberto nas empresas associadas da Inova-Ria em: https://inova-ria.odoo.com/jobs/country/portugal-183

  • Imagem
    09 Jun 2021

    Inova-Ria assina protocolo com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões que...

    A Inova-Ria assinou na passada segunda-feira um protocolo com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que configura a constituição do primeiro Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (2021/2025), resultado de uma candidatura apresentada em(...)

  • Imagem
    14 Maio 2021

    O’BIAS Contra o Preconceito: Projeto Procura Equilíbrio na Comunicação de...

    No âmbito do Erasmus+, programa da Comissão Europeia nos domínios da Educação, Formação, Juventude e do Desporto, arrancou a 15 de janeiro de 2021 o projeto O’BIAS YOUR FUTURE! OVERCOMING GENDER BIAS IN CAREER OPORTUNITIES, que resulta de uma(...)

  • Imagem
    14 Maio 2021

    Projeto Scratch4all desenvolve ação “Os Perigos na Internet”

    Durante a primeira quinzena de maio, uma unidade da Escola Segura da GNR está a desenvolver a ação “Os Perigos na Internet” nas turmas do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico do Município de Albergaria-a-Velha. As sessões decorrem nas aulas de(...)

  • Imagem
    Noticia Comunidade Intermunicipal
    11 Maio 2021

    Inova-Ria assina protocolo com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões para...

    A Inova-Ria assinou na passada segunda-feira um protocolo com a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, que configura a constituição do primeiro Centro Europe Direct Viseu Dão Lafões (2021/2025), resultado de uma candidatura apresentada em(...)

  • Imagem
    Summer academy
    29 Abr 2021

    Inova-Ria Summer Academy 2021

    A pensar no futuro, na formação e na constante necessidade de recursos humanos qualificados por parte das empresas associadas, a Inova-Ria tem tido, nos últimos anos, diversas iniciativas para atrair, identificar e captar jovens estudantes de elevado(...)

  • Imagem
    Renault Cacia
    29 Abr 2021

    Inova-Ria visita Fábrica da Renault Cacia em Aveiro

    Em resposta ao convite colocado à Inova-Ria pela Fábrica da Renault Cacia no âmbito dos processos digitais da indústria 4.0, iniciamos hoje um conjunto de visitas de diagnóstico com a participação de várias empresas associadas às quais se juntou(...)

  • Imagem
    Energia Renovável
    29 Abr 2021

    Inova-Ria e Universidade de Aveiro (UA) juntas no desenvolvimento de Comunidade...

    Um memorando de entendimento entre a Inova-Ria e a Universidade de Aveiro, para a concertação de esforços com vista ao desenvolvimento de Comunidade(s) de Energia Renovável na Região de Aveiro, foi esta sexta-feira, 23 de outubro, oficializado na(...)