Na ação promovida pela Inova-Ria, dia 21 de fevereiro, rcebemos 9 pequenos cientistas (crianças) para uma atividade marcada pelo entusiasmo, pela descoberta e por muita “lava”. Através da construção de um vulcão em erupção, explorámos uma reação química simples, mas cientificamente significativa, demonstrando que a ciência pode ser divertida, prática e acessível a todos.
A experiência permitiu trabalhar conceitos básicos de reação química de forma visual e interativa, reforçando a ideia de que aprender fazendo é uma das estratégias mais eficazes para consolidar conhecimento e despertar a curiosidade.
Ciência como ferramenta para desenvolver competências
No nosso laboratório da Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha, as atividades científicas integram o compromisso contínuo com a promoção das TIC e da abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática). Estas sessões são pensadas para desenvolver competências técnicas e comportamentais fundamentais desde cedo.
Durante a atividade, as crianças desenvolveram:
-
Pensamento científico e espírito crítico
-
Capacidade de observação e formulação de hipóteses
-
Trabalho em equipa e colaboração
-
Resolução de problemas
-
Criatividade na construção do modelo
-
Curiosidade tecnológica e ligação entre ciência e robótica
Literacia científica e digital desde cedo
As atividades STEAM dinamizadas no Laboratório de Programação e Robótica são essenciais para estimular a literacia digital e científica nas fases iniciais de aprendizagem. Mais do que realizar experiências, procuramos proporcionar experiências estruturadas que incentivem as crianças a compreender o mundo que as rodeia e a posicionarem-se como criadoras, e não apenas consumidoras, de tecnologia.
Continuamos a promover iniciativas que unem ciência, tecnologia e criatividade, porque é desta interseção que nascem as competências do futuro.




